Conta-se que após um
feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua
aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a
excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes,
conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e
disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio
carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou. ”Desde que
comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores
trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei
que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no
futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma
significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95%
servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar
nada de útil.
O interessante é que
esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão
que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem
garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco
são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são
verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar
ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de
vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e
vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi
total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do
grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio
professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária
de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso!
Se você deseja pertencer ao grupo
dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz.
Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com
excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma
criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja
especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas
como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja
alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas
melhores.
Autor desconhecido
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