terça-feira, 5 de novembro de 2013

Modelo de Plano de Aula - Profº Adriano - 3º ANO "A"


Plano de Aula
           Disciplinas
(1)   Língua Portuguesa;
(1)   Matemática;
(1)   Artes;
(1)   Ensino Religioso.
Conteúdos
ü  Texto Narrativo: O Caso do Espelho;
ü  As Quatro Operações;
ü  A Arte Está nos Olhos de Quem Vê;
ü  Respeito às Diferenças.
 Objetivos e Habilidades
ü  Trabalhar a autocrítica com alunos em vários níveis, levando-os a se perceberem como parte que influencia a sociedade com o que são;
ü  Resolver operações diversas de forma clara e precisa utilizando recursos próprios;
ü  Compreender que a arte é uma coisa vista e admirada pela visão das pessoas e não por sua real beleza;
ü  Compreender que é preciso compreender e respeitar as diferenças de cada pessoa, aceitando assim as diferenças de cada ser individualmente.

*      Atividades Metodológicas
ü  Leituras: visual, auditiva e oral compartilhada, debate, momento leitura do professor, desenho livre em dupla, operações e problemas relacionados ao conteúdo em estudo.

*      Avaliação
ü  Através da participação na realização das atividades apresentadas.
*      Recursos
ü  Folhas de papel A4, xérox, quadro, giz, apagador, cadernos, lápis, borracha, régua, cola, tesoura, lápis de cor, giz cera, cartolinas, espelho, pincel piloto, data show, notebook, HD, caixa acústica, mídia de vídeo WMV (parte do filme: Como Estrelas na Terra)...

Português/ Ensino Religioso

Antes de trabalhar esse texto, poderá ser aplicada a Dinâmica do Espelho. Que consiste em distribuir espelhos para os participantes e pedir que por um momento analisem sua imagem e se questionem sobre qual a imagem eles transmitem para a sociedade (amigos, família, escola etc.) – positiva ou negativa. Boas ações, comportamento etc. Após um momento de discussão, introduzir o seguinte texto.
O Caso do Espelho



Era um homem que não sabia quase nada. Morava longe, numa casinha de sapé esquecida nos cafundós da mata. Um dia, precisando ir à cidade, passou em frente a uma loja e viu um espelho pendurado do lado de fora. O homem abriu a boca. Apertou os olhos. Depois gritou, com o espelho nas mãos: - Mas o que é que o retrato de meu pai está fazendo aqui?
- Isso é um espelho - explicou o dono da loja.
- Não sei se é espelho ou se não é, só sei que é o retrato do meu pai.
Os olhos do homem ficaram molhados.
- O senhor... Conheceu meu pai? - perguntou ele ao comerciante.
O dono da loja sorriu. Explicou de novo. Aquilo era só um espelho comum, desses de vidro e moldura de madeira.
- É não! - respondeu o outro. - Isso é o retrato do meu pai. É ele sim! Olha o rosto dele. Olha a testa. E o cabelo? E o nariz? E aquele sorriso meio sem jeito?
O homem quis saber o preço. O comerciante sacudiu os ombros e vendeu o espelho, baratinho. Naquele dia, o homem que não sabia quase nada entrou em casa todo contente. Guardou, cuidadoso, o espelho embrulhado na gaveta da penteadeira. A mulher ficou só olhando.
No outro dia, esperou o marido sair para trabalhar e correu para o quarto. Abrindo a gaveta da penteadeira, desembrulhou o espelho, olhou e deu um passo atrás. Fez o sinal da cruz tapando a boca com as mãos. Em seguida, guardou o espelho na gaveta e saiu chorando.
- Ah, meu Deus! — gritava ela desnorteada. - É o retrato de outra mulher! Meu marido não gosta mais de mim! A outra é linda demais! Que olhos bonitos! Que cabeleira solta! Que pele macia! A diaba é mil vezes mais bonita e mais moça do que eu!
- Quando o homem voltou, no fim do dia, achou a casa toda desarrumada. A mulher, chorando sentada no chão, não tinha feito nem a comida.
- Que foi isso, mulher?
- Ah, seu traidor de uma figa! Quem é aquela jararaca lá no retrato?
- Que retrato? - perguntou o marido, surpreso.
- Aquele mesmo que você escondeu na gaveta da penteadeira!
O homem não estava entendendo nada.
- Mas aquilo é o retrato do meu pai!
Indignada, a mulher colocou as mãos no peito:
- Cachorro sem-vergonha, miserável! Pensa que eu não sei a diferença entre um velho lazarento e uma jabiraca safada e horrorosa?
A discussão fervia feito água na chaleira.
- Velho lazarento coisa nenhuma! - gritou o homem, ofendido.
A mãe da moça morava perto, escutou a gritaria e veio ver o que estava acontecendo. Encontrou a filha chorando feito criança que se perdeu e não consegue mais voltar pra casa.
- Que é isso, menina?
- Aquele cafajeste arranjou outra!
- Ela ficou maluca - berrou o homem, de cara amarrada.
- Ontem eu vi ele escondendo um pacote na gaveta lá do quarto, mãe! Hoje, depois que ele saiu, fui ver o que era. Tá lá! É o retrato de outra mulher!
A boa senhora resolveu, ela mesma, verificar o tal retrato. Entrando no quarto, abriu a gaveta, desembrulhou o pacote e espiou. Arregalou os olhos. Olhou de novo. Soltou uma sonora gargalhada.
- Só se for o retrato da bisavó dele! A tal fulana é a coisa mais enrugada, feia, velha, cacarenta, murcha, arruinada, desengonçada, capenga, careca, caduca, torta e desdentada que eu já vi até hoje!
E completou, feliz, abraçando a filha:
- Fica tranquila. A bruaca do retrato já está com os dois pés na cova!
Versão de conto popular de origem chinesa, por Ricardo Azevedo

Interpretação Oral
*      Formular perguntas aleatórias que assim se ache necessário mediante a participação na leitura;

Matemática
1.      Resolva os problemas abaixo:

a)      Érik é motorista em uma fábrica de bicicletas. Certo dia ele fez 4 entregas, descarregando 138 bicicletas em cada loja. Após a última entrega, Rodolfo voltou para a fábrica com o caminhão vazio. Quantas bicicletas, Érik entregou nesse dia?
4 x 138 = 552, ou seja, Érik entregou 552 bicicletas           
b)      Débora quer economizar dinheiro. Ela vai depositar na poupança 225 reais por mês. Em 5 meses, quantos reais Débora terá economizado?
5 x 225 = 1.225, ou seja, Débora terá depositado 1.225 reais
c)      Se no natal Débora resolver tirar do dinheiro economizado 623 reais para comprar presentes para seus 3 sobrinhos, quando Débora gastará em média com cada sobrinho? E com quando ela ainda ficará no banco?
623 : 3 = 207, ou seja, Débora gatará em média 207 com cada sobrinho
1.225 – 623 = 602, ou seja, Débora ainda terá no banco 602 reais.

Arte
*      Perguntar aos alunos o que é arte aceitando todas as respostas apresentadas;
*      Apresentar para os alunos obras de arte de artistas renomados como: Francisco de Goya, Salvador Dalí, Vicent Van Gogh, Miguel Angel, Pablo Picasso, Peter Paul Rubens, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Johannes Vernner, Edvard Musch, Sandro Bottvelli, Pierre August, Tarcila do Amaral, Claude Monet, Portinari entre outros;
*      Debater sobre as obras vistas, instigando-os a criticas construtivas, apresentando assim suas concordâncias e/ou discordâncias sobre as obras apresentadas;

Trabalho de Arte em Dupla
*      Você agora é o Artista! Junto com mais um colega crie uma linda obra de arte para ser exposta aqui na escola. Expressem seus sentimentos e emoções, pensem em algo ou momento para poder obter inspiração. Essa obra de arte será julgada e escolhida por um grupo de jurados e pode valer um lindo brinde. Portanto capriche e seja o vencedor!

Para Casa de Matemática

a)      Karol comprou uma mesa nova mais 4 cadeiras para sua sala de jantar. Cada cadeira custou 85 reais e a mesa 410. Quanto Karol gastou nessa compra?
4 x 85 = 340
340 + 410 = 750, ou seja, Karol gastou em sua compra 750 reais.
b)      Guga foi a uma loja de materiais de construção e comprou 7 pacotes de 50 kg de cimento cada um. Quantos kg de cimento Guga comprou?

7 x 50 = 350, ou seja, Guga comprou 350 kg de cimento 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

REFLEXÃO - O Drama de Um Apaixonado!



Esta é uma história real de um jovem, que se apaixonou por aquela que hoje é amante de muitos em nosso Brasil.

Leia com atenção e reflita!
Quando a conheci tinha 16 anos. Ela, Nem sei... Fomos apresentados, por um carinha da escola que se dizia meu amigo e foi amor à primeira vista!

No começo, tudo foi muito bonito. Eu a amava, mas, não podíamos nos encontrar no colégio e passamos a nos encontrar as escondidas. Então meus pais souberam e queriam nos separar, pois eles não aceitavam a nossa paixão!

Nossa paixão era incontrolável, e por causa dela fui expulso do colégio. O tempo passou...

E minha paixão por ela, cada dia ficava mais forte... Já não podia viver sem ela! Eu a cobiçava... A queria...Desejava!

Por cauda dela, deixei meus pais e saí de casa. Ela era muito poderosa! Seu fogo me enlouquecia cada dia mais...

Voltei em casa, pois queria dinheiro. Meus pais não tinham, aí pensei nela e quebrei tudo que pude, pois precisava de grana.

Não sabia mais o que fazer, pois não tinha mais dinheiro. Então... Ela me abandonou!

Hoje tenho 18 anos e estou no leito de um hospital. Vou morrer!

Sei que devo tudo a ela... A minha vida... A minha felicidade... O desprezo dos meus pais e amigos... A minha morte!

Ela que foi a primeira e única paixão de minha vida! O que? O nome dela?

Cocaína!
Autor desconhecido



FONTE DA IMAGEM: Google

REFLITA - Os Que Fazem A Diferença!



Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou. ”Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.

Pense nisso!

Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.

Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.


Autor desconhecido

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Problemática - Quem é o dono do animal?




Ana, Rodolfo, Thaís e Cícero são irmãos e têm 4, 8, 11 e 13 anos. Cada irmão cria um animal de estimação: cachorro, peixe, papagaio e tartaruga. Observe os nomes que eles escolheram para os animais: Pituca, Feliz, Biruta e Fofo.

Descubra a idade, o nome e o animal de estimação de cada criança e complete a tabela abaixo.

Atenção para as pistas!

·         Thaís é a irmã mais velha. Ela é a dona do cachorro.

·         Rodolfo é o mais novo dos irmãos e tem um peixe que não se chama Fofo.

·         Cícero é mais velho que Rodolfo e mais novo que Thaís.

·         Cícero é o dono do Biruta. Biruta não é a tartaruga.

·         Ana é 4 anos mais velha que Rodolfo. Seu animal de estimação chama-se Feliz.


Nome da Criança
Idade
Animal
Nome do Animal
















quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia das Crianças Escola São Rafael 2013

Como de costume, dia 11 de outubro do corrente ano, a Escola São Rafael comemorou o dia das crianças com grande estilo.

A festa desse ano contou com a participação dos professores, cada um com sua fantasia a caráter, além do pula-pula, do castelo inflável e muitas, mas muitas brincadeiras, doces e presentes para todos os alunos, do 1º ao 5º ano.


A Equipe Educativa agradece a presença da comunidade que muito colaborou para esse grande acontecimento!